Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de fevereiro de 2020.
15/08/2019
NOTÍCIAS
LIXO ZERO FOI TEMA DE ENCONTRO EM SANTOS NA UNIFESP
O vereador Adilson Junior participou do encerramento do Encontro Lixo Zero – Santos 2019, que aconteceu na Unifesp, em Santos, entre os dias 12 e 14 de agosto. O vereador é presidente da Comissão Permanente do Verde, do Meio Ambiente e do Bem Estar da Vida Animal e foi convidado pelo organizador, André Tomé Lourenço, embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil e Presidente do Santos Lixo Zero, para fazer parte da noite que encerrou o evento. Adilson fez um balanço dos trabalhos do Legislativo Santista e respondeu perguntas da platéia. Participaram também Camila Santana, da Pastoral da Ecologia, a vice-presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Vivian Merola e o Coordenador de Políticas Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente de Santos, Marcus Neves.

Desde 2012, a Câmara de Santos apresentou 2.236 trabalhos só na área de Meio Ambiente, entre Projetos de Leis, Projetos de Lei Complementar, Requerimentos e Indicações. Adilson Junior também apontou que estão em vigor 23 leis municipais e 27 leis complementares, sem contar os projetos em tramitação. “É de extrema importância a realização de campanhas educacionais para que aconteça conscientização e mudança no hábito das pessoas”, reforçou o vereador. Na opinião de Adilson, muitas vezes a população desconhece o que já foi aprovado e está em vigor. “É fundamental encontros como esse onde há troca de informações a respeito do tema e oportunidade para discussões do que acontece na área ambiental em nossa cidade”, afirma Adilson.

Redução de contas e energia limpa

No período em que foi presidente da Câmara de Santos (2017-2018), Adilson adotou algumas medidas de economicidade como, por exemplo, a troca de todas as torneias e a instalação de uma válvula bloqueadora de ar no relógio de água. Apenas com isso, foram reduzidos 30% no valor da conta. Outra medida contra o desperdício foi a instalação de sensor de presença nas lâmpadas do Legislativo. O vereador também deu início ao processo licitatório para instalação de placas fotovoltáicas para captação de energia solar. Com isso, o consumo do ‘castelinho’, sede da Câmara, seria todo feito via energia solar e durante os finais de semana, quando esse consumo é praticamente zero, o excedente permanece na rede. O processo licitatório foi aberto no ano passado e está em andamento. “A Câmara terá uma energia limpa e será exemplo para que outros prédios públicos possam ter, sem contar a economicidade na conta de luz”, destaca o vereador.

Também é de autoria do vereador a Lei 1.010/2018, que proíbe a utilização de canudos plásticos em Santos (incluindo os biodegradáveis). A Lei foi aprovada no ano passado e entrou em vigor em abril desse ano, após um prazo para que os comerciantes se adaptassem a ela. “É um início de mudança de comportamento”, ressalta Adilson.

Instituto Lixo Zero Brasil e Santos Lixo Zero

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero em nosso país. Foi fundado em 2010 e representa no Brasil a Zero Waste International Alliance (ZWIA) que é um movimento internacional que desenvolve conceitos e princípios Lixo Zero no planeta.

Em Santos, André Tomé Lourenço é o embaixador do ILZB e presidente do Santos Lixo Zero, além de idealizador do Encontro Lixo Zero – Santos 2019 que debateu a diminuição do consumo e produção de lixo, incentivo ao aproveitamento de recicláveis e orgânicos, educação ambiental e práticas sustentáveis. O encontro contou com exposições e produtos sustentáveis. 

Atalhos da página



Redes Sociais

Telefone: (13) 3219-5707
Endereço do gabinete: Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1 - Vila Nova - Santos/SP
Rede Corporativa e-Solution Backsite